Patrimônio, plano e estratégia - deGerencia.com

Patrimônio, plano e estratégia

Há uma natural convergência entre as ciências, ao estudarmos o patrimônio da célula social e seus fenômenos observamos que o fenômeno patrimonial é causado por vários fatores externos ao capital da empresa. A ciência da administração, da economia tem fenômenos que vão tanger e transformar o patrimônio da organização e dentro dessa realidade é que o administrador deve planejar, estudar as estratégias dos negócios e tomar suas decisões.

Há, hoje, interesse dos estudiosos em estudar e utilizar os planos e as estratégicas do xadrez na administração dos negócios. O campeão mundial de xadrez Emanuel Lasker, 1894-1921, amigo de Albert Eistein, disse o seguinte: ¨Vocês não aprenderão nenhuma arte se ficarem restritos a ela, tem que se buscar suas associações, suas conexões, também suas relações lógicas com o resto das coisas. De outra forma não aprenderiam mais que as manhas, a técnica de sua arte e nunca obteriam uma completa compreensão nem um fácil domínio do mesmo.¨ Manual de Xadrez, capítulo IV, pg. 227. Dr. Emanuel Lasker. Ele, ainda, diz: ¨Aquele que não tem em suas mãos a teoria de Steinitz, não entende como conceber planos seguros seja no tabuleiro de xadrez ou em qualquer parte¨. Mais recente também, Garry Kasparov, campeão mundial de xadrez diz: ¨Há três elementos essenciais do mecanismo de tomada de decisões: material, tempo e qualidade¨. Nessa visão Kasparov dá palestras aos empresários e assessora algumas empresas quanto à aplicação da estratégia nos negócios e a tomada de decisões.

Toda decisão correta influencia duma forma positiva o patrimônio. A decisão administrativa que tange o patrimônio é uma influência endógena por estar perto do capital, e para a contabilidade não importa estudar o fenômeno administrativo ou econômico em si, mas sim o fenômeno patrimonial. A ciência contábil tem seu campo específico de estudo, assim também, a ciência administrativa, a econômica, o direito, a física, a matemática etc. Sabemos que o fenômeno no campo de uma dessas ciências pode influenciar o patrimônio da célula social. Por exemplo, quando há maior oferta de um produto no mercado (fenômeno econômico) este influenciará o patrimônio da empresa. O administrador da organização deverá estar atento à oscilação do mercado e estudar sempre que necessário novo plano e estratégia para fazer face aos concorrentes. O planejamento estratégico é uma ferramenta indispensável para a manutenção e prosperidade das empresas. Daí o interesse, hoje, das aplicações dos planos e das estratégias do jogo ciência.

Werno Herckert

Ex-professor de matemáticaContador formado pela UniversidadeCândido Mendes - Rio de Janeiro - 1980Ex-funcionário da Fundação IBGE - 1973 - 1991Análise e Projeto de Sistema - Rio de Janeiro - 1975Conceitos de Contabilidade em Empresas - ENCE - IBGE - 1997Associado do Club Tablero de Comando - Buenos Aires-AR 2000Membro da...

Más sobre Werno Herckert

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

Este artículo es Copyright de su autor(a). El autor(a) es responsable por el contenido y las opiniones expresadas, así como de la legitimidad de su autoría.

El contenido puede ser incluido en publicaciones o webs con fines informativos y educativos (pero no comerciales), si se respetan las siguientes condiciones:

  1. se publique tal como está, sin alteraciones
  2. se haga referencia al autor (Werno Herckert)
  3. se haga referencia a la fuente (degerencia.com)
  4. se provea un enlace al artículo original (https://degerencia.com/articulo/patrimonio-plano-e-estrategia/)
  5. se provea un enlace a los datos del autor (https://www.degerencia.com/autor/wherckert)